Já no Programa Internacional, a curadoria assistiu a mais de 80 filmes de longa-metragem para chegar às 8 produções convidadas para fazer parte da Mostra Geração 2011. Os filmes selecionados participaram de um júri popular onde crianças e jovens de até 18 anos escolheram aqueles que mais gostaram. Nessas sessões, além dos longas, são exibidos também curtas-metragens brasileiros. Foram convidados 8 curtas, de um total de 30 assistidos pelas curadoras Bete Bullara e Felícia Krumholz.
Filmes dos mais variados estilos e lugares foram programados na Mostra Geração 2011. Do Japão veio a adaptação de um famoso mangá, BUNNY DROP; da Alemanha foram apresentados o filme baseado em fatos reais LIÇÕES DE UM SONHO e a aventura O CLUBE DO TIGRE; três animações, cada uma com seu estilo bem peculiar, marcaram presença em 2011, da Polônia veio A ESTRELA DE COPÉRNICO, da França o charmoso UM GATO EM PARIS e do Irã o interessante UM CONTO SOBRE A GANÂNCIA; da Dinamarca veio o musical jovem BORA, BORA; e da Noruega, o encantador KNERTEN.
Os curtas brasileiros selecionados foram: FELIZ PÁSCOA, TENTÁCULOS, ELA VEIO ME VER, TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM, A FÁBULA DA CORRUPÇÃO, SONHANDO PASSARINHO, O MUNDO DE OLIM E OILUT e BOM DIA, BOM DIA, HORA DA ESCOLA.
O público da Mostra Geração escolheu, com 95% dos votos Adorei, o filme alemão LIÇÕES DE UM SONHO (Lessons of a Dream, de Sebastian Grobler), como o melhor de 2011. Estrelado por Daniel Bruhl (Adeus, Lênin), o filme narra a história real do professor de inglês que levou para a Alemanha, no início do século XX, um novo esporte criado na Inglaterra, o futebol.
E a produção audiovisual não se restringe somente aos produtos que são enviados para a curadoria. Em 2011 a Oficina Geração se dividiu entre o Armazém da Utopia e as unidades do SESC da Tijuca e Engenho de Dentro.
No Armazém da Utopia, localizado no Cais do Porto, a Oficina Geração foi oferecida para jovens a partir dos 13 anos. O tema em 2011 foi Making Of. O objetivo era que os jovens conhecessem e registrassem os bastidores do Festival do Rio. A Oficina Geração foi ministrada por Luciano Vidigal e Abelardo de Carvalho, realizadores que são destaque na produção de cinema independente. Ao todo foram realizados 6 vídeos que já estão disponíveis para visualização na página da Mostra Geração no Youtube e em postagens antigas aqui nosso blog.
Já nas unidades do SESC na Tijuca e em Engenho de Dentro, estudantes da rede municipal de ensino com menos de 12 anos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história do cinema através da Oficina de Brinquedos Óticos. Além de saber como surgiu a sétima arte, a garotada produziu seus próprios brinquedos óticos, como o taumatrópio. Um dos itens que mais chamou a atenção e causou encantamento entre os estudantes, era o zootrópio, um brinquedo muito popular no século XIX.
Em 2011 tivemos duas oportunidades de encontrar os professores: a primeira ainda em setembro, quando exibimos um corte especial do filme TAINÁ, A ORIGEM, de Rosane Svartman e a segunda no lançamento do filme CAPITÃES DA AREIA, de Cecília Amado. O Encontro de Educadores teve lugar na sala 3 do Estação SESC Rio que ficou lotada de professores e representantes de entidades ligadas a educação. Todos se emocionaram com a adaptação de Cecília para o livro escrito por seu avô, Jorge Amado. Ao final, o público pôde debate com ela e o jovem elenco do filme.
A Mostra Geração em 2011 teve um público de mais de 4,5 mil pessoas. O que só comprova sua importância dentro do Festival do Rio. Para muitos, a Mostra Geração é uma porta de entrada para o mundo da sétima arte. E para que tudo isso seja possível de acontecer, a Mostra Geração aproveita essa oportunidade para agradecer os parceiros importantes: a Macinrio, que gentilmente cedeu todos os computadores da Mostra Geração, e o supermercado Prezunic, que possibilitou a entrega de 2 mil lanches para os pequenos cinéfilos.
A 12ª Mostra Geração chega ao final com a missão cumprida, de trazer ao jovem público carioca o melhor da produção cinematográfica mundial, e de proporcionar um espaço para exibição e discussão de seus trabalhos de audiovisual. Que venha 2012, com mais filmes, mais público e mais Mostra Geração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário