De passagem
pelo Rio de Janeiro para participar de um congresso organizado pelo INES
(Instituto Nacional de Educação de Surdos), Nuria Aidelman, codiretora do
projeto Cinema en Curs, na Espanha, ela conversou com o blog da Mostra Geração,
sobre a importância do cinema como ferramenta educacional. Desde 2008 o Cinema
en Curs participa da Mostra Geração com os filmes realizados em suas oficinas.
Em 2012, o selecionado para o Programa Vídeo Fórum foi CIUTAT ESTRANYA / CIDADE
ESTRANHA, produzido pelos estudantes do Instituto Julia Miguell, em Badalona,
Espanha. Confiram abaixo o bate-papo com Nuria Aidelman.
O
que é o projeto Cinema en Curs? E sua importância?
É um programa de pedagogia com
o uso do cinema nas escolas e institutos. Foi iniciado pela Associação A Bao A
Qu (www.abaoaqu.cat) em 2005, com um duplo propósito: trazer as crianças e
jovens para o mundo do cinema como arte e cultura, e explorar o potencial
pedagógico do cinema na sala de aula.
"Cinema en Curs" é
dividido em quatro eixos: 1) a introdução do quesito filme/cinema nas escolas
ou instituiçoes/colégios do trabalho dos profissionais de cinema (produtores,
cineastas, editores, escritores ...) que oferecem oficinas, juntamente com uma
equipe de professores dentro do horário/grade escolar e, 2) a relação entre a
prática criativa e a visualização de filmes de todas as culturas os tempos ,
sempre na versão original com legendas, 3) a construção do projeto como um gerador
de proposta de pesquisa, materiais e metodologias extensíveis a qualquer
contexto educacional, 4) a formação de professores equipando-os com as
ferramentas instrumentais e metodológicas para a transmissão de bom cinema,
integrando-o no currículo escolar e enriquecendo os modos de aprendizagem (para
além de cinema).
Há quanto tempo você participa do Cinema em Curs?
Codirijo
o projeto desde o seu lançamento em 2005. Além disso, desde então, ministro
oficinas com crianças e jovens
De
que forma o cinema pode contribuir para a formação de crianças e jovens?
Ao longo dos anos, o Cinema en Curs tem moldado uma metodologia de trabalho. onde o rigor cinematografico é
diretamente proporcional ao valor pedagógico.
Modo de criação própria de cinema, habilidades,
atitudes e exigencias específicas, tornam o cinema um aliado de primeira ordem
para trabalhar questões fundamentais para o desenvolvimento pessoal dos
estudantes. Através de cinema podemos trabalhar a criatividade, a capacidade de
inovar, a atenção para as coisas que acontecem no dia a dia e a capacidade de
aprecia-las, a autonomia e a capacidade de cooperar e trabalhar conjunto, a
responsabilidade individual e coletiva, a auto-estima, a ilusão, o rigor, as
expectativas sobre si mesmo e sobre o grupo , o conhecimento, o reconhecimento
e o respeito por/das diversas realidades, a reflexão sobre as próprias emoções
e as dos outros, a capacidade de argumentar, ouvir e diálogar.
Além disso, a metodologia de nosso trabalho propicia
a oportunidade ao aprofundar um trabalho de falar e escrever: Os estudantes
preparam textos descritivos, poesia, narrativas, expressam idéias e
emoções aprendem a argumentar, discutir,
refletir, valorizar tudo...
Na medida em que entre as tarefas fundamentais da
escola é incentivar essas habilidades, formar sensibilidades, permitindo que os
jovens criem laços afetivos, criativos e analíticos da realidade. Que façam
links com aqueles que nos rodeiam. O cinema pode fazer muito.
O
que você acha da proposta da Mostra Geração de abrir espaço para a exibição de
filmes produzidos por crianças e jovens?
É uma bela iniciativa: projetar filmes em um cinema,
descobrir e explorar o mundo de outras crianças e jovens e, acima de tudo,
permitir o diálogo e a reflexão sobre a criação, processos de trabalho, deles e
dos outros.
Qual
o seu conselho para os jovens realizadores brasileiros, que irão participar do
Vídeo Fórum 2012?
Que
confiem em seu trabalho, Que sejam
rigorosos em seus filmes. Isso posto... Acredito que o filme irá responder às
suas expectativas.
Foto: Breno Lira Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário