A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

sábado, 28 de setembro de 2013

MOSTRA GERAÇÃO, FORMANDO O OLHAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A MOSTRA GERAÇÃO chega ao 14º ano comprovando o seu papel formador na vida de crianças e jovens que passaram e que ainda vão passar por suas sessões. Uma das atrações do FESTIVAL DO RIO, a MOSTRA GERAÇÃO é a porta de entrada para o público infanto-juvenil no universo cinéfilo. É aqui que muitos deles terão contato pela primeira vez com cinematografias distantes, diferentes do que estão acostumados a assistir ocasionalmente nos cinemas.

Uma miscelânea de histórias, aventuras, idiomas e formas narrativas, a MOSTRA GERAÇÃO se preocupa em oferecer a esse público tão exigente, filmes que não são apenas diversão pura e simples.  As curadoras Bete Bullara e Felicia Krumholz assistiram mais de 100 filmes para chegar às 8 (oito) produções que serão exibidas no Programa INTERNACIONAL, durante o Festival do Rio: Tom, O Garoto Malandro; Mãe, Eu Te Amo; A Pérola; Inocentes; O Superformiga; Pee Wee, ou O Inverno Que Mudou Minha Vida; Aya; A Fraternidade Negra. Filmes que irão agradar todas as idades, inclusive os adultos. Além dos longas estrangeiros, o Programa INTERNACIONAL também exibe curtas-metragens brasileiros: Sonhos; Cabeça de Papelão; Encantadores de Histórias; Quiriri; A Despedida; Comunicando; A Galinha que Burlou o Sistema; Bovarius Flavus. Uma bela forma de fazer com que crianças e jovens se interessem pelo cinema brasileiro.

O Superformiga

Para a edição de 2013, o programa INTERNACIONAL terá o Prêmio Geração para o melhor curta-metragem brasileiro. Oferecido pela Forno de Minas, o Prêmio Geração consiste em uma placa e um quantia em dinheiro que serão entregues na cerimônia de encerramento do Festival do Rio, no Cine Odeon. A escolha do curta-metragem será feita por um júri especial, formado por jovens estudantes de audiovisual.

MOSTRA GERAÇÃO foi pioneira no Brasil em abrir espaço para que estudantes de até 18 anos exibissem seus filmes, ao criar o Programa VÍDEO FÓRUM. Nesses 13 anos muitos curtas foram exibidos, do começo em VHS até o formato digital atual. O Programa VÍDEO FÓRUM é a primeira oportunidade para que esses jovens realizadores apresentem numa tela de cinema os seus trabalhos. E não se resume apenas à exibição dos filmes, mas também na troca de experiências, no debate, onde cada realizador pode apresentar seu trabalho e ainda ouvir o que acharam dele. Durante 5 dias serão apresentados curtas produzidos por crianças e jovens do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Polônia, Venezuela, Estados Unidos, Equador, Argentina, Portugal e Espanha.


Outra iniciativa da MOSTRA GERAÇÃO é o ENCONTRO DE EDUCADORES. São sessões voltadas exclusivamente para professores. Sempre após o filme escolhido é realizado um debate para discutir as questões apresentadas. Esse bate papo acontece sempre com a participação de especialistas, pesquisadores, ou, da equipe de produção do filme. Em 2013 a MOSTRA GERAÇÃO conta com a parceria do Instituto Desiderata, através do programa Megafone.

O British Council é outro parceiro da MOSTRA GERAÇÃO na edição desse ano. Essa união de forças se faz através do Transform, um programa de cooperação cultural e artística entre o Brasil e o Reino Unido, que acontece entre 2012 e 2016 como parte do legado Olímpico. Os filmes das sessões GERAÇÃO TRANSFORM são Billy Elliot e Piratas Pirados. Eles serão exibidos no Cine Carioca, na Nave do Conhecimento de Madureira, e nas Arenas Cariocas Dicró e Jovelina Pérola Negra.

VidaReal.Com (InRealLife)

MOSTRA GERAÇÃO conta ainda com os seguintes parceiros: Cineduc, Macinrio, Zahar, Café 3 Corações e Multirio.

A programação da MOSTRA GERAÇÃO será concentrada nas salas 1 e 2 do Estação SESC Rio, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo, de 27 de setembro a 10 de outubro. Conheça os filmes da MOSTRA GERAÇÃO aqui mesmo no nosso blog.

Escolas públicas, organizações não governamentais, projetos educativos ou sociais sem fins lucrativos tem entrada franca a todas as atividades da MOSTRA GERAÇÃO, mediante agendamento pelos telefones (21) 3035-7101 / 2539-6142 ou pelo endereço eletrônico mostrageracao@festivaldorio.com.br. Reservas sujeitas à lotação das salas.

Informações e reservas de grupos:
(21)3035-7101 / 2539-6142, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Mais informações:
e-mail: mostrageracao@festivaldorio.com.br
Reservas sujeitas à lotação das salas

Nenhum comentário: