A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Mostra Geração entrevista Cavi Borges


Esse ano a Mostra Geração tem o prazer de contar com a parceria de Cavi Borges, cineasta e produtor. Ele será o MC, ou, em português claro, o Mestre de Cerimônias do Programa Vídeo Fórum.
E para que vocês possam conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho e sua relação com o cinema, Cavi conversou com a Equipe da mostra e falou um pouco sobre sua vida no universo da sétima arte.
Confira a entrevista:

MG: Como começou a sua parceria com a Mostra Geração?
Cavi: Acompanho o trabalho da mostra há muito tempo. Sempre usando o cinema como instrumento de educação, além, também, da exibição de filmes infantis. Ano passado fui convidado para comentar alguns curtas do Programa Vídeo Fórum ao lado do Marcelo Yuka. É interessante ver jovens e crianças fazendo cinema. Quem sabe daí não saem novos e grandes cineastas?

MG: Você é uma pessoa que, há algum tempo, já traça o debate sobre os novos rumos das linguagens audiovisuais. Como você acha que esses rumos estão sendo trilhados pelos jovens atualmente?
Cavi: Com o surgimento das novas tecnologias, o cinema esta sofrendo uma grande transformação. Além de baratear seus custos e permitir que novas pessoas façam e pensem cinema, podemos destacar também os celulares, o YouTube, e outros mecanismos que estão transformando a linguagem dos filmes. Com os celulares temos que pensar o cinema de uma forma diferente. Além de servir como câmera, ele também é uma TV para exibição de filmes. Temos que nos adaptar a essa tecnologia e pensar num tipo de cinema próprio para o celular. O YouTube também está provocando uma revolução. Sem custo e com um alto poder de alcance as pessoas estão podendo criar e mostrar seus filmes sem custos e sem compromissos com o mercado. Isso tudo está levando o audiovisual para milhões de pessoas. E agora essas pessoas também podem realizar e serem cineastas em potencial. Milhões de pessoas carregam em seus bolsos uma câmera e uma TV e nem se dão conta disso...

MG: Qual a importância que você vê, hoje em dia, em um programa como o Vídeo Fórum?
Cavi: Estimular os jovens a pensar e fazer cinema. Mostrar que é possível colaborar com o surgimento de novos cineastas. Sem falar do caráter educacional que enxerga no cinema uma excelente forma de auxiliar o jovem a compreender o mundo em que vive.

MG: Você acha o cinema um caminho importante para a inclusão social? Como você acha que isto se dá na prática?
Cavi: Essas pessoas que vivem à margem podem se expressar mostrando o que pensam e o que querem. Isso funciona quando elas são mostradas em filmes ou quando fazem seus próprios filmes. O cinema tem um poder de alcance extraordinário e pode fazer essas pessoas serem ouvidas e vistas por muitas pessoas em lugares distantes.



Cavi Borges, cineasta e produtor.
E também parceiro da Mostra Geração!


* Cavi atualmente está envolvido em vários projetos e também escreve no blog CINECLUBE, no Globo On Line.


Nenhum comentário: