O Festival do Rio só vai começar no dia 25 de setembro. Mas a Mostra Geração, seu segmento infanto-juvenil, já abriu suas atividades à todo vapor!
No último sábado, dia 30 de agosto, a equipe da mostra realizou uma sessão especial para educadores. Foi uma oportunidade para os professores se familiarizarem com as atividades que serão oferecidas durante o festival.
Os quatro programas da mostra (Programa Internacional, Programa Vídeo Fórum, Encontro de Educadores e Oficina Geração) foram apresentados para a platéia que também ganhou café com bolo e material de divulgação.
Logo depois foi exibido um compacto com os trailers dos filmes que serão exibidos no Programa Internacional.
As curadoras Felicia Krumholz (CINEMA NOSSO) e Bete Bullara (CINEDUC) falaram um pouco sobre como foi o processo de escolha desses longas-metragens e o que as fez chegar nesse resultado final.
A equipe afirma ser fundamental esse encontro que antecede o festival, pois é nele que as as dúvidas podem ser esclarecidas e o debate enriquecido. Sendo assim, a curadoria resolveu compartilhar com o público selecionado uma questão bastante relevante. “Recebemos um número significativo de trabalhos que tinham como foco a violência contra crianças e adolescentes. Era impossível deixarmos isso passar em branco. E nem queríamos isso”, declarou Felicia.
Decidiram, portanto, exibir neste evento o filme inédito do pernambucano Paulo Caldas. O longa-metragem “Deserto Feliz” aborda a questão delicada, mas igualmente importante, da exploração sexual de jovens, muito comum no estado natal do diretor.
Após a exibição foi realizado um debate sobre o assunto com os assistentes sociais convidados, Adriano Henrique Ferreira Rodrigues e Maritza Cristina Macieira Couto. Ambos trabalharam na SECABEXS, Secretaria de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e ajudaram muito no esclarecimento das dúvidas apresentadas pela platéia. “Sabemos que o tema é delicado, mas é muito pior se não falarmos sobre isso”, afirmou Maritza. "E já avançamos muito. Antigamente não se falava mesmo. O assunto era velado", lembrou Adriano.
O fim do evento não poderia ter sido melhor. Ficou clara a importância da apresentação das atividades da Mostra Geração e, mais ainda, a necessidade de se realizar um debate desse gênero em épocas tão corridas, quando está cada vez mais difícil sentar para se falar de temas tão fundamentais.
Agora é só esperar para ver o que a Mostra Geração irá oferecer dentro do Festival do Rio! A programação certamente estará recheada de ótimas surpresas.
Agora é só esperar para ver o que a Mostra Geração irá oferecer dentro do Festival do Rio! A programação certamente estará recheada de ótimas surpresas.
A mesa de inscrições!
Equipe Mostra geração!
A platéia
O debate com Maritza Couto...
... e Adriano Rodrigues!
Aguardem as próximas novidades da Mostra Geração!!!
Aguardem as próximas novidades da Mostra Geração!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário