Princesa Solteira Procura Príncipe Encantado
Por Bia A. Porto
Resenha crítica do longa Era Uma Vez… O Reino da Confusão
(Peklo s princeznou)
República Tcheca, 2009, 95min.
Direção: Miloslav Smídmajer
Faixa etária indicada: a partir de 8 anos
Quarta-feira, dia 06 de outubro, 9h
Sala 1 Espaço de Cinema (rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo)
Dublagem ao vivo
No tempo dos contos de fadas, dois reinos vivem em guerra há séculos. Quando os reis Leopoldo e Frederico estão à beira da falência com os altos custos bélicos, um tratado de cessar-fogo é selado: seus filhos deveriam se casar para que a paz voltasse a reinar entre os dois povos. O problema é que o príncipe Jerome não é encantado, é atrapalhado. Por sua vez, a princesa Annette é graciosa, mas um pouco arrogante. Os dois brigam desde a infância e não aceitam o acordo de matrimônio. Para eles, casamento tem que ser por amor.
Desesperado com a iminência de uma nova guerra, o pai da noiva arma uma farsa. Sem encontrar outra saída, ele contrata um falso Príncipe das Trevas para assustar o desengonçado prometido e resolver o impasse. Porém, ele não contava que um demoniozinho fosse se meter na história e provocar tanta confusão. O plano dá errado e o rei Frederico acaba colocando a vida de sua própria filha em risco.
O roteiro, inteligente e crítico, faz crianças e adultos gargalharem. Ao apostar em um herói desajeitado, mostra que os tolos também amam e merecem ser amados. Mas as malvadezas do Diabo e seus seguidores são os momentos mais engraçados. Com estas inversões, as conseqüências e a responsabilidade sobre os nossos atos que ficam em questão.
Filmado em antigos palácios da República Tcheca e usando figurinos bem acabados, a fantasia completa de Miloslav Smídmajer vai fazer grande sucesso na Mostra Geração 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário