A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Curtas-metragens brasileiros se destacam na Mostra Geração

A Mostra Geração entra em sua segunda semana prometendo mais agitação na sala 1 do Espaço de Cinema, em Botafogo. Nos próximos dias será possível conferir no Programa Internacional os longas-metragens CONTOS DA SELVA, ERA UMA VEZ... O REINO DA CONFUSÃO, A SUBSTITUTA e HARUN-ARUN.

Além deles, vale destacar também a participação dos curtas-metragens brasileiros, que são exibidos antes de cada longa. Alguns dos realizadores estiveram presentes na Mostra Geração e puderam conferir a exibição de seus trabalhos para um público bastante exigente e bem sincero, o infanto-juvenil.

Fernando Coimbra, diretor do curta A GARRAFA DO DIABO, achou sensacional a exibição do seu filme na Mostra Geração. Esse que é seu primeiro trabalho focado no público menor de 18 anos, foi inspirado no folclore brasileiro, nas histórias que ele ouvia quando criança. Segundo Fernando, exibir A GARRAFA DO DIABO na Mostra Geração é importante para a formação do público, pois proporciona às crianças e aos jovens a possibilidade de assistir a um cinema diferente do que eles estão acostumados.

- Fico sempre animado de conferir uma sessão com o público, porque eles se manifestam sem pudor. Dão risadas, gritam, comemoram, batem palmas. A resposta é imediata. É publico bem crítico. Não estão no cinema para analisar o filme, mas para se divertir – comentou ele.

Naiara Rímoli veio de Brasília para conferir a exibição do curta NA CASA AO LADO, que foi seu trabalho de conclusão de curso. Produzido no formato digital, o filme levou 4 meses para ser feito. A técnica utilizada pela diretora foi a do stop motion.

- É complicado de fazer, mas hoje em dia é possível que qualquer pessoa realize um filme nesse formato. Basta ter em casa uma máquina fotográfica e uma boa história para contar – declarou a diretora.

Outro curta-metragem que chamou bastante a atenção foi RETROVISOR, de Eliane Coster. A diretora também veio ao Festival do Rio acompanhar a sessão. Esse é o quinto curta-metragem dirigido por ela, e no momento já se prepara para realizar seu primeiro longa-metragem. Quem compareceu também foi o produtor do curta, Rogério Zagallo, que revelou para os espectadores que passou a se interessar mais por cinema por volta dos 18 anos. Foi quando aprendeu a olhar de forma crítica os filmes, a procurar pelas coisas diferentes.

- Em 20 anos saí da posição de público para a de quem faz cinema. Você não precisa gostar do filme, mas é muito importante que você pense, discuta sobre ele, sobre o que aquele filme mexeu com você, trouxe de diferente – finalizou o produtor.

Até a próxima quinta-feira, dia 7 de outubro, outros curtas serão exibidos na programação a Mostra Geração. Entre eles PIMENTA, de Eduardo Mattos, INFÂNCIA, da Animação Avançada – Cinema Nosso, MEMÓRIA DE ELEFANTE, de Denise Moraes, A LÍNGUA DAS COISAS, de Alan Minas, e a última exibição de A GARRAFA DO DIABO. Não percam!

Nenhum comentário: