A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.
Esse ano estamos celebrando 15 anos.
São vários Programas:
O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.
O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos.
É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.
Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.
Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Amanhã na Mostra Geração: Contos da Selva
Amanhã na Mostra Geração: Contos da Selva
Por Bia A. Porto
Resenha crítica do longa Contos da Selva
(Cuentos de la selva)
Argentina, 2010, 76min.
Direção: Liliana Romero e Norman Ruiz
Sessões:
Dia 1º de outubro, sexta-feira, 9h
Dia 05 de outubro, terça-feira, 14h15
Ambas na sala 1 do Espaço de Cinema (rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo)
Faixa etária indicada: a partir de 5 anos.
A vida na selva está ficando mais difícil. As árvores estão morrendo e, sem árvores, a água também está acabando. Não tem nem uma sombra para abrigar os animais, que estão fugindo. O Quatí, sem ter para onde ir, vai parar em um acampamento de trabalhadores de uma construção onde conhece o menino Tomy, de oito anos. Depois do estranhamento do primeiro encontro, os dois ficam amigos. Mas não é amizade que nem de princesa de filme da Disney, ou de Dr. Dolittle, que conseguem falar a mesma língua que os bichos. É só com a sensibilidade mesmo que Tomy ajuda o Quati e os outros animais a enfrentar a misteriosa “fera” que está derrubando a floresta.
A história é baseada em contos infantis do uruguaio Horacio Quiroga (1878 – 1937). O escritor ficou famoso por se dedicar a temas fantásticos e de suspense, sendo comparado ao americano Edgar Allan Poe, e por inspirar-se na selva da província argentina de Misiones, onde passou parte da vida. No caso do filme, o medo vem com aparição da figura da “fera”, que na verdade é uma máquina mirabolante e destruidora.
A animação computadorizada em 2D é caprichada, tem um encanto de ilustração de livro da minha infância. Cenários exuberantes e bichos com estampas pouco realistas, o que dá textura à imagem. Os ângulos e movimentos de câmera conferem emoção e beleza aos quadros. Assistir Contos da Selva faz bem pra vista!
Informações:
Curta de abertura:
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo
O Vídeo Fórum continua aqui no blog
Os interessados em fazer perguntas, comentários construtivos e levantar questões, podem ficar a vontade para fazer isso aqui no blog mesmo. Os grupos que infelizmente não conseguiram comparecer à Mostra Geração, têm a oportunidade de se expressar por aqui.
Não percam tempo e já comecem a apresentar questões na parte de Comentários desse post.
Estamos esperando por vocês!
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Mostra Geração no Globo Barra
Acesse o link abaixo e confira:
http://oglobo.globo.com/rio/bairros/post.asp?cod_post=327012
Amanhã na Mostra Geração: A Substituta
Por Bia A. Porto e Raphael Dias Nunes
Resenha crítica do longa A Substituta
(Vikaren)
Dinamarca, 2008, 93min.
Direção: Ola Bornedal
Ao se sentar para assistir A Substituta, você pode ter a sensação de estar vendo um drama, com a história do menino Carl, que perde a mãe num trágico acidente de carro. Uma ficção científica, ao se deparar com alienígenas que se infiltram perigosamente numa pequena cidade. Ou até um suspense puxando para o terror, já que o filme trabalha com imagens clichês destes dois gêneros.
Mas você também verá que o longa dinamarquês de Ola Bornedal será capaz de te divertir e arrancar boas risadas. O resultado dessa mistura expõe as complexas relações que se tecem em ambiente escolar. Carl e seus colegas do sexto ano desconfiam dos métodos estranhos de Ulla, a professora substituta que vem conquistando cada vez mais o apoio dos pais dos alunos. A turma, então, vai precisar usar bem todas as suas habilidades, com destaque para a operação de aparelhos eletrônicos, para vencer a descrença dos adultos.
Um psicólogo atrapalhado procura mediar os conflitos. O filme lança seu olhar crítico sobre a comunicação entre as gerações. Depois de muita ação e tensão, o amor prevalece.
Além da trilha sonora instigante, que acentua de forma precisa as diferentes sensações suscitadas pelo filme, a atriz principal, Paprika Steen, também passeia, com visível prazer, de uma expressão a outra, em um desempenho impressionante. Outro grande trunfo é a direção do elenco jovem. Interação, cooperação e complementaridade definem o trabalho dessa equipe, espelhando o jogo de seus próprios personagens.
Informações:
Curta de abertura: A Garrafa do Diabo, de Fernando Coimbra
Data: 30 de setembro
Horário: 14h45
Local: Sala 1 - Espaço de Cinema
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo
Oficina Geração é matéria do Repórter Brasil
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Making Of's da Mostra Geração 2010!
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Professores assistem DESENROLA no Encontro de Educadores

- DESENROLA é filme feito com e para adolescentes – comentou a diretora – A conquista do público jovem é um desafio para o cinema brasileiro.
Rosane Svartman participou de um bate-papo com os professores presentes. Além dela, participaram da conversa a produtora Clélia Bessa, a atriz Olívia Torres que interpreta a protagonista Priscila, e o ator Victor Thiré, que vive o divertido Amaral.
Segundo a cineasta, exibir o filme para uma plateia de professores, dentro da programação da Mostra Geração, é muito importante. Pois se trata de um grupo formador de opinião que pode contribuir bastante na divulgação do filme, no encontro dele com o seu público alvo: o adolescente. Durante o debate, produtora e diretora revelaram que DESENROLA teve muita pesquisa de campo, que foram feitas diversas visitas à escolas públicas e particulares, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Todo esse trabalho gerou um documentário exibido no canal GNT (Quando Éramos Virgens), e uma websérie que até hoje está disponível na internet: http://www.desenrola.com.br/. O roteiro e o filme pronto foram apresentados para estudantes e a opinião deles teve grande importância, pois tanto o roteiro quanto a montagem do filme foram alterados, conforme o retorno obtido nessas pesquisas.
- Além de entreter, o filme tem de gerar alguma discussão. Ser uma contribuição para a vida das pessoas – comentou no debate a produtora Clélia Bessa.
DESENROLA é o primeiro trabalho nas telas de cinema da jovem dupla Olívia Torres e Victor Thiré, ambos com 16 anos. Amigos desde pequenos, a dupla falou durante o debate da experiência de fazer cinema, de como foi prazeroso interpretar seus respectivos papéis e o que levaram de experiências pessoais para compor seus personagens. Por se tratar de um filme cujo o tema central é a primeira relação sexual, Olívia foi questionada pelos espectadores como o assunto foi aceito por seus pais.
- Quando li o roteiro eu tinha 14 anos. Meus pais leram também. Não tive problemas de conversar com eles sobre isso. Foi tudo muito tranqüilo – revelou ela, cujo o pai, orgulhoso, assistia tudo sentado na plateia do Oi Futuro Ipanema.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Odeon lotado aplaude EU E MEU GUARDA CHUVA na Sessão de Abertura da Mostra Geração
Burburinhos típicos de cinema e muita pipoca agitaram a manhã no Odeon, que sediará as sessões da Première Brasil. A meninada estava eufórica e ansiosa para conferir o filme que estreia em todo o Brasil no dia 8 de outubro.
Após as boas vindas e apresentação das curadoras Bete Bullara e Felicia Krumholz, as luzes se apagaram e a magia da sétima arte se fez na tela. Nas quase 1h e 30 minutos de duração do filme, o público se concentrou na trama repleta de mistérios, riu das tiradas do personagem Cebola e se empolgou nos momentos de ação.
No fim, o que se ouviu foram muitas palmas e gritos de alegria, comprovando o quanto as crianças gostaram de EU E MEU GUARDA CHUVA. Na saída, eles ainda foram agraciados com uma revista de atividades exclusiva. A sessão de hoje foi só o início da maratona cinematográfica, que irá dominar a cidade até o dia 7 de outubro.
As próximas sessões da Mostra Geração acontecem já nesse final de semana. No sábado o filme programado é A SUBSTITUTA, às 17h40. E no domingo, também às 17h40, é a vez de CROCODILOS. Ambos na sala 4 do cinema Estação Vivo Gávea.
Mostra Geração nas páginas do jornal Extra

Para ler a matéria na íntegra basta acessar os seguintes links:
http://extra.globo.com/geral/casosdecidade/posts/2010/09/24/filmes-de-alunos-da-rede-estadual-estarao-no-festival-do-rio-327082.asp
http://extra.globo.com/geral/casosdecidade/posts/2010/09/24/alunos-de-japeri-se-destacam-com-video-poetico-sobre-paraty-327083.asp
http://extra.globo.com/geral/casosdecidade/posts/2010/09/24/no-instituto-de-educacao-ismael-coutinho-superacao-vira-filme-327086.asp
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Mostra Geração nas páginas de O Dia

Ficou curioso? Você pode ler a matéria na íntegra acessando: http://odia.terra.com.br/portal/educacao/html/2010/9/alunos_sao_estrelas_de_festival_111909.html
Ou, ampliar a versão impressa que colocamos aqui.
A Mostra Geração começa amanhã, dia 24 de setembro, e vai até dia 7 de outubro. Confira a nossa programação.
Amanhã é a Sessão de Abertura da Mostra Geração!
Festival do Rio, Conspiração Filmes, Moonshot Pictures e Fox Film
apresentam
uma produção Conspiração Filmes
em sessão de abertura da Mostra Geração com o filme
Classificação etária livre,
com recomendação para 10 anos.
Brasil • Infantil • 2010 • Cor • 35mm • 78’
24 de setembro, sexta às 9h.
Na última noite de férias, três amigos – Eugênio, sempre munido do guarda-chuva herdado do avô,
Frida e Cebola – embarcam numa aventura mágica ao visitar a escola nova.
Um barão, que deveria permanecer num antigo quadro de parede, ganha vida e comprova sua fama
de “terror dos alunos”. Salas e corredores viram o palco de uma fuga repleta de ação que leva a viagens,
lugares desconhecidos e ao encontro com personagens inusitados e divertidos.
ODEON BR
Pça Marechal Floriano, nº 7 – Cinelândia- Rio de Janeiro
Sessão exclusiva e gratuita para Escolas Públicas, ONGs, Projetos Educativos ou
Sociais sem fins lucrativos, mediante reserva.
Vagas limitadas. Garanta já a sua!
As reservas deverão ser feitas até quarta-feira, dia 22/09, às 18h.
Reservas pelos telefones
21 3593-0434 / 21 3592-0434 / 21 2527-2211
Telefax: 21 2539-6142
Mais informações
mostrageracao@festivaldorio.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Convite para o Encontro de Educadores!
Festival do Rio, Downtown Filmes, Globo Filmes,
RioFilme e Raccord Produções
convidam para o
ENCONTRO DE EDUCADORES
Cor / 35mm / 88 min. :: Brasil / 2010
Aos 16 anos, Priscila se vê pela primeira vez sozinha em casa: a mãe viajou e vai passar vinte dias fora.
É nesse curto espaço de tempo que sua vida passa por grandes mudanças e diversas "primeiras vezes" acontecem.
25 de setembro, sábado às 9h.
Oi Futuro Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 54 - Ipanema
Entrada gratuita para Educadores
mediante apresentação do documento profissional.
A exibição será seguida de debate com a diretora Rosane Svartman
e os atores Olívia Torres, Victor Thiré e Lucas Salles
ÚLTIMAS VAGAS!!!!
As reservas deverão ser feitas
até amanhã - quinta-feira, dia 23 - às 16h.
Reservas somente pelos telefones
21 3593-0434 / 21 3592-0434
21 2527-2211 / 21 2539-6142
Mais informações
mostrageracao@festivaldorio.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Hoje tem Mostra Geração na Megazine/O Globo


domingo, 19 de setembro de 2010
OFICINA GERAÇÃO TEM COMO TEMA MAKING OF
Para 2010 o tema da Oficina Geração será MAKING OF. Jovens entre 12 e 18 anos poderão se inscrever através de suas escolas ou ongs.
Um grupo de jovens realizadores vai comandar as aulas. São eles: Cavi Borges, Luciano Vidigal, Gustavo Melo e Abelardo de Carvalho. Os participantes aprenderão um pouco sobre o qual é a função do making of, além de produzir um vídeo sobre os bastidores do Festival do Rio. Esse vídeo será postado no site do Festival do Rio e no YouTube. Posteriormente, irá compor o making of oficial da Mostra Geração.
A Oficina Geração irá acontecer durante o Festival do Rio, no Galpão da Ação e Cidadania. Os grupos interessados devem entrar em contato pelo telefone 21 2539-6142 e agendar o dia e horário para participar. As inscrições já estão abertas e é grátis.
Confira agora os dias e horários das oficinas:
25 de setembro – de 13:30h às 17h
28, 29 e 30 de setembro – de 9h às 12h e de 13:30h às 17h
01, 05 e 06 de outubro – de 9h às 12h e de 13:30h às 17h.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Sessões do Programa Internacional 2010!
fazem sentir e pensar.
Exibir filmes inéditos e de qualidade realizados em diversos pontos do mundo
é a proposta do Programa Internacional.
Uma oportunidade única, pois são obras que provavelmente não chegarão ao circuito comercial.
E, para abrir a sessão, antes de cada longa estrangeiro, exibiremos um belo curta brasileiro.
Confira agora os selecionados para 2010:


Resevas somente pelos telefones
(21)3593-0434 / 3592-0434 / 2527-2211 / 2539-6142
de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
Mais informações
e-mail: mostrageracao@festivaldorio.
Acesse
www.festivaldorio.com.br
www.mostrageracao.blogspot.com
www.twitter.com/mostrageracao
no Facebook: Mostra Geração
Ingressos
Preço único: R$ 4,00
Escolas Públicas, Ongs, Projetos Educativos ou Sociais sem fins lucrativos
têm acesso gratuito a todas as atividades da Mostra Geração, mediante reserva.
ATENÇÃO!!!
PARA GARANTIR UM MELHOR APROVEITAMENTO
DESTA ATIVIDADE É IMPORTANTE:
- Atentar para o tempo total da sessão (curta + longa-metragem)
- Evitar atrasos, chegando ao cinema com ao menos 30 minutos de antecedência.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
MOSTRA GERAÇÃO APRESENTA NO FESTIVAL DO RIO FILMES FEITOS POR E PARA CRIANÇAS E JOVENS
Durante 15 dias, o melhor da produção infanto-juvenil mundial será exibida em animadas sessões abertas à todas as pessoas. Para os menores, que ainda não conseguem ler as legendas, os filmes são dublados ao vivo. Curtas-metragens brasileiros abrem cada sessão de longas-metragens estrangeiros. A relação completa dos filmes segue abaixo.
A MOSTRA GERAÇÃO também tem filmes produzidos por crianças e jovens de diversas escolas e projetos sociais: o PROGRAMA VÍDEO FÓRUM. Por essas sessões já passaram nomes que hoje se destacam no meio cinematográfico, como Luciano Vidigal, Luciana Bezerra e Manaíra Carneiro, (5 X Favela – Agora Por Nós Mesmos), Gustavo Melo (A Distração de Ivan) e Felipe Bragança (A Alegria). Jovens realizadores que prometem agitar muito o cinema brasileiro e que este ano se destacaram no maior festival de cinema do mundo, Cannes.
No PROGRAMA VÍDEO FÓRUM serão exibidos 45 vídeos de todos os tipos, estilos e formatos. A criatividade em usar o meio audiovisual para se expressar foi o critério de seleção dos filmes. Além da exibição em uma sala de cinema, no final das sessões os jovens realizadores participam de um debate sobre os seus trabalhos com o público presente. A seleção contempla produções realizadas no Rio de Janeiro, Niterói, Teresópolis, Cabo Frio, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Petrópolis, Recife/PE, Piracicaba e Osasco/SP, Palmas/TO, Salvador/BA e até de outros países como Espanha, Argentina e Itália. A programação completa está no post anterior.
E na MOSTRA GERAÇÃO também se aprende a fazer um pouco de cinema na OFICINA GERAÇÃO. Para 2010, a oficina oferecida será de MAKING OF. Jovens de 12 a 18 anos poderão participar e com isso conhecer um pouco mais de como se registra os bastidores de um filme ou de um grande evento como o Festival do Rio. Os instrutores serão os jovens realizadores Cavi Borges, Luciano Vidigal, Gustavo Melo e Abelardo de Carvalho. Todo o material realizado na OFICINA GERAÇÃO será disponibilizado no site do Festival do Rio e no YouTube, além de compor o making of oficial da Mostra Geração.
Fechando a programação, haverá o ENCONTRO DE EDUCADORES, que esse ano irá apresentar em pré-estreia, o longa-metragem DESENROLA, de Rosane Svartman. Essa sessão é exclusiva para professores, que devem confirmar presença antecipadamente com a produção da MOSTRA GERAÇÃO. Nesse dia, após a exibição haverá um bate-papo com a diretora e alguns dos atores do filme.
Muitos filmes, muitas atrações, muita diversão e reflexão sobre o universo infanto-juvenil. É o que promete a 11ª edição da MOSTRA GERAÇÃO do Festival do Rio.
Contatos:
- Para fechamento de grupos de estudantes para as sessões ou confirmação de professores, e informações sobre a Oficina Geração: 21 2539-6142 mostrageracao@festivaldorio.com.br e videoforum@festivaldorio.com.br
- Imprensa falar com Breno Lira Gomes: 21 8754-0952 / blgassessoria@yahoo.com.br
MOSTRA GERAÇÃO - PROGRAMAÇÃO
SESSÃO DE ABERTURA
(Brasil/2010, 78 min, Direção Toni Vanzolini)
Eugênio, um menino de 11 anos, e seu melhor amigo, Cebola, se metem em aventuras inimagináveis para resgatar Frida, sua colega de escola que foi seqüestrada pelo fantasma do temível Barão Von Staffen.
(Argentina/2010, 76 min, direção Liliana Romero e Norman Ruiz)
Faixa etária indicada: a partir de 5 anos
BEIJOS
(Irlanda/2008, 72 min, direção Lance Daly)
Faixa etária indicada: a partir de 14 anos
(República Theca/2009, 95 min, direção Miloslav Smídmajer)
Faixa etária indicada: a partir de 8 anos
(Dinamarca/2008, 93 min, direção Ola Bornedal)
Faixa etária indicada: a partir de 12 anos
(Índia/2009, 73 min, direção Vinod Ganatra)
Faixa etária indicada: a partir de 8 anos
CROCODILOS
(Alemanha/2009, 98 min, direção Christian Ditter)
Faixa etária indicada: a partir de 12 anos
Curtas-metragens
(Rio de Janeiro / 2009, 3 min, direção Cinema Nosso)
(São Paulo / 2010, 13 min, direção Eduardo Mattos)
A LÍNGUA DAS COISAS
(Rio de Janeiro / 2010, 14 min, direção Alan Minas)
(Brasília/ 2010, 17 min, direção Denise Moraes)
RETROVISOR
(São Paulo / 2010, 15 min, direção Eliane Coster)
A GARRAFA DO DIABO
(São Paulo / 2010, 15 min, direção Fernando Coimbra)
(Brasília / 2010, 7 min, direção Naiara Rímoli)
ENCONTRO DE EDUCADORES(*)
Horário e local a confirmar
(Brasil/2010, 88 min, direção Rosane Svartman)