A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Amanhã na Mostra Geração: Contos da Selva

Bichinhos Fofos
Por Bia A. Porto




Resenha crítica do longa Contos da Selva
(Cuentos de la selva)
Argentina, 2010, 76min.
Direção: Liliana Romero e Norman Ruiz
Sessões:
Dia 1º de outubro, sexta-feira, 9h
Dia 05 de outubro, terça-feira, 14h15
Ambas na sala 1 do Espaço de Cinema (rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo)
Faixa etária indicada: a partir de 5 anos.

Para as crianças pequenas, Contos da Selva fala de um dos temas mais em pauta na atualidade, a preservação do meio ambiente. Ao fantasiar sobre a relação dos bichos com a floresta, mostra como o homem às vezes pode ser um animal bem irracional.

A vida na selva está ficando mais difícil. As árvores estão morrendo e, sem árvores, a água também está acabando. Não tem nem uma sombra para abrigar os animais, que estão fugindo. O Quatí, sem ter para onde ir, vai parar em um acampamento de trabalhadores de uma construção onde conhece o menino Tomy, de oito anos. Depois do estranhamento do primeiro encontro, os dois ficam amigos. Mas não é amizade que nem de princesa de filme da Disney, ou de Dr. Dolittle, que conseguem falar a mesma língua que os bichos. É só com a sensibilidade mesmo que Tomy ajuda o Quati e os outros animais a enfrentar a misteriosa “fera” que está derrubando a floresta.

A história é baseada em contos infantis do uruguaio Horacio Quiroga (1878 – 1937). O escritor ficou famoso por se dedicar a temas fantásticos e de suspense, sendo comparado ao americano Edgar Allan Poe, e por inspirar-se na selva da província argentina de Misiones, onde passou parte da vida. No caso do filme, o medo vem com aparição da figura da “fera”, que na verdade é uma máquina mirabolante e destruidora.

A animação computadorizada em 2D é caprichada, tem um encanto de ilustração de livro da minha infância. Cenários exuberantes e bichos com estampas pouco realistas, o que dá textura à imagem. Os ângulos e movimentos de câmera conferem emoção e beleza aos quadros. Assistir Contos da Selva faz bem pra vista!

Informações:
Curta de abertura:

A Língua das Coisas, de Alan Minas

Faixa etária indicada: crianças a partir de 5 anos.

Dublagem ao vivo

Local: Sala 1 - Espaço de Cinema
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo

Nenhum comentário: