A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Uma manhã de muita emoção!

No dia 28 de agosto, às 9h30, as curadoras da Mostra Geração 2010, Bete Bullara e Felicia Krumholz, receberam os professores para apresentar a programação da próxima edição, que começa no dia 23 de setembro. O Pré-Encontro de Educadores foi no Espaço de Cinema, em Botafogo. A Sala 3 ficou pequena para tanta gente. Estiveram presentes 115 pessoas, ansiosas para saber o que a Mostra Geração está preparando para 2010. E também curiosas para assistir ao recém-lançado 5 X FAVELA – AGORA POR NÓS MESMOS.




Para Felicia, a exibição desse filme tem um gosto muito especial:

- Os diretores dos episódios e vários integrantes da equipe do filme começaram aqui conosco. Exibindo seus primeiros curtas-metragens no Programa Vídeo Fórum. Exibir 5 X FAVELA – AGORA POR NÓS MESMOS aqui, hoje, nos dá muito orgulho – comentou a curadora.


Bete Bullara, que esse ano também assina a coordenação geral da Mostra Geração, abriu o Pré-Encontro de Educadores, falando da importância da Mostra, dos filmes que serão apresentados e principalmente, da participação dos professores. Explicou como será a Oficina de Making Of, que será oferecida aos jovens entre 12 e 18 anos. Em seguida foi apresentado o making of da edição do ano passado e os trailers dos filmes selecionados para o Programa Internacional.


Luzes apagadas. Silêncio na sala de exibição. 5 X FAVELA – AGORA POR NÓS MESMOS na tela. Em pouco tempo a plateia é contagiada pelas histórias que tem como cenário diferentes comunidades do Rio de Janeiro. Os risos e as lágrimas eram perceptíveis. Ao final, muitos aplausos para o filme e seus realizadores. Manaíra Carneiro, Wavá Novais, Cacau Amaral, Rodrigo Felha, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos e Luciana Bezerra são os jovens cineastas que estiveram presentes para um bate-papo com o público. Quem também compareceu foi a produtora do filme, Renata Magalhães que, ao lado do consagrado cineasta Cacá Diegues, coordenou o projeto desse novo 5 X FAVELA. (Para quem não sabe, em 1961, Diegues integrou um grupo de jovens diretores que produziram 5 X FAVELA, reunindo 5 histórias passadas em favelas cariocas. O filme é marco do Cinema Novo.)


- Tivemos oficinas intensas, que tratavam de todo o processo de produção de um filme. Eram 240 alunos bolsistas participando. A equipe do filme saiu desse grupo. As oficinas foram feitas com base nos roteiros previamente selecionados – informou Renata.

A produtora apresentou cada um dos diretores à plateia. Eles falaram sobre a contribuição de cada um na realização do filme e da experiência de fazer parte de um projeto como esse. Segundo Luciana Bezerra, que dirigiu o segmento “Acende a Luz”, todos puderam aprender bastante.

Passada a palavra aos professores presentes, deu-se início a um festival de elogios e recordações. Ficou claro na declaração do professor Paulo Bento o quanto todos se emocionaram com o filme.




- Consegui reviver 45 anos de favela da Maré vendo o filme de vocês. Parabéns e obrigado! – falou.

Para Luciano Vidigal, que dirigiu o episódio “Concerto para Violino”, o que eles, como realizadores, discutem é o ser humano e não cinema de periferia. E isso é um tema universal, o que explica a boa recepção ao filme tanto no Brasil quanto no exterior.

- Eu tenho como referência para tudo que faço uma frase do grande Ferreira Gullar que diz o seguinte: “ Faça da sua dor uma obra de arte”. – concluiu ele.

Cacau Amaral, que co-dirigiu o episódio “Arroz com Feijão” com Rodrigo Felha, lembrou que esse movimento de produção audiovisual em favelas já acontece há um bom tempo, através de vários projetos existentes, como CUFA, Afroreggae, Nós do Morro, Cinema Nosso, Cinemaneiro. E que a plataforma digital só facilitou todo o processo de realização.

- O filme foi uma virada para todos nós, pois saimos do gueto – declarou.



Já Felha lembrou que na favela tem tiro, muito tiro. Mas ela não é feita somente disso. Existem histórias de superação, alegria, desafios.

- Isso faltava no cinema brasileiro. Esse lado positivo da favela. E só podia vir da gente, que vivencia isso diariamente – falou ele.

A declaração de Wavá Novais, que dividiu com Manaíra Carneiro a direção do episódio “Fonte de Renda”, dita em seguida gerou muitos aplausos dos presentes.

- Ai da cidade do Rio de Janeiro se todo pobre, favelado, suburbano não for trabalhar. O Rio pára – comentou o jovem diretor.

O debate precisou ser interrompido e todos foram convidados para continuar a conversa no foyer do Espaço de Cinema. Com quase duas horas de duração, o bate-papo foi uma bela oportunidade para os professores discutirem o filme com aqueles que o fizeram. A emoção foi algo que predominou o tempo todo, seja através de risos e lágrimas, recordações, elogios ou comentários calorosos. E é justamente com uma declaração dessas, que encerramos esse post e agradecemos à toda equipe do filme 5 X FAVELA – AGORA POR NÓS MESMOS, pela ótima e proveitosa manhã de sábado.



“A favela não é tema. É um local onde moram várias pessoas, onde existem vários temas” - Wavá Novais.


Felícia Krumholz (de vermelho) e os sete diretores de 5 x FAVELA - AGORA POR NÓS MESMOS (a partir da esquerda): Luciana Bezerra, Cadu Barcellos, Manaíra Carneiro, Luciano Vidigal, Wavá Novais, Rodrigo Felha e Cacau Amaral.

Nenhum comentário: