A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Professores assistem DESENROLA no Encontro de Educadores


Sábado, dia 25 de setembro, aconteceu mais uma edição do Encontro de Educadores, promovido todos os anos pela Mostra Geração. Em uma sessão exclusiva para professores da rede pública e privada de ensino, foi exibido o longa-metragem brasileiro DESENROLA, de Rosane Svartman. Com lançamento previsto para janeiro de 2011, o filme é uma das mais aguardadas estreias para o período de férias. Focado no público adolescente, a produção trata do tema da “primeira vez”. Assunto bem recorrente nos corredores das escolas.

- DESENROLA é filme feito com e para adolescentes – comentou a diretora – A conquista do público jovem é um desafio para o cinema brasileiro.

Rosane Svartman participou de um bate-papo com os professores presentes. Além dela, participaram da conversa a produtora Clélia Bessa, a atriz Olívia Torres que interpreta a protagonista Priscila, e o ator Victor Thiré, que vive o divertido Amaral.

Segundo a cineasta, exibir o filme para uma plateia de professores, dentro da programação da Mostra Geração, é muito importante. Pois se trata de um grupo formador de opinião que pode contribuir bastante na divulgação do filme, no encontro dele com o seu público alvo: o adolescente. Durante o debate, produtora e diretora revelaram que DESENROLA teve muita pesquisa de campo, que foram feitas diversas visitas à escolas públicas e particulares, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Todo esse trabalho gerou um documentário exibido no canal GNT (Quando Éramos Virgens), e uma websérie que até hoje está disponível na internet: http://www.desenrola.com.br/. O roteiro e o filme pronto foram apresentados para estudantes e a opinião deles teve grande importância, pois tanto o roteiro quanto a montagem do filme foram alterados, conforme o retorno obtido nessas pesquisas.

- Além de entreter, o filme tem de gerar alguma discussão. Ser uma contribuição para a vida das pessoas – comentou no debate a produtora Clélia Bessa.

DESENROLA é o primeiro trabalho nas telas de cinema da jovem dupla Olívia Torres e Victor Thiré, ambos com 16 anos. Amigos desde pequenos, a dupla falou durante o debate da experiência de fazer cinema, de como foi prazeroso interpretar seus respectivos papéis e o que levaram de experiências pessoais para compor seus personagens. Por se tratar de um filme cujo o tema central é a primeira relação sexual, Olívia foi questionada pelos espectadores como o assunto foi aceito por seus pais.

- Quando li o roteiro eu tinha 14 anos. Meus pais leram também. Não tive problemas de conversar com eles sobre isso. Foi tudo muito tranqüilo – revelou ela, cujo o pai, orgulhoso, assistia tudo sentado na plateia do Oi Futuro Ipanema.


Esquerda para direita: Victor Thiré, Clélia Bessa, Rosane Svartman e Olívia Torres.

Fotos: Conrado Krivochein

Nenhum comentário: