A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Crítica de Cadê Meu Irmão?

Vencedor do Júri Popular infanto-juvenil de 2004,  o filme alemão Cadê Meu Irmão? volta na retrospectiva comemorativa de 10 anos da Mostra Geração. Será exibido na sexta-feira, 02 de outubro às 9h e na quarta-feira, 07 de outubro, às 14h45.

Mais informações e reservas: 21 2539 6142
mostrageracao@festivaldorio.com.br

Filme Família
Por Bia A. Porto

Resenha crítica do longa Cadê Meu Irmão?
(Mein Bruder ist ein Hund)
Alemanha, 2004, 96min.
Direção: Peter Timm

Um belo dia, a bruxa transformou o príncipe em um cachorro que ficou assim até que uma princesa desfizesse o feitiço com um beijo... Você acredita em histórias como esta??? Marietta, 9 anos, também não. Mesmo assim ela sabe: “existem coisas entre o céu e a terra que não têm explicação”.

Com este mote, o vencedor da Mostra Geração 2004, Cadê Meu Irmão?, apresenta uma história incrível, bem estruturada em um roteiro cheio de aventura e de um senso de humor convincente. O sonho de Marietta era ter um cachorro de estimação, mas seus pais não queriam e seu irmão mais novo, Tobias, tinha alergia. Em seu aniversário, ela ganha de presente de Said, um amigo africano, uma pedra mágica que realiza o maior desejo de seu dono. Assim que os pais viajam, a menina faz o pedido e encontra um cachorrinho na porta de seu quarto, mas seu irmão sumira.

Talvez este longa tenha sido eleito pelo júri popular infanto-juvenil não só pelas divertidas cenas de ação com perseguições de tirar o fôlego, mas porque expressa um dos principais anseios da criança contemporânea: ser vista e retratada como um ser ativo, com pensamento próprio. Diferente de uma concepção que se tinha da infância, até bem pouco tempo, em que se conferia a ela um papel muito mais passivo de simples receptor do legado das gerações anteriores. Mas as crianças não querem saber só de assunto de criança, isso é bobo, elas querem provar que são capazes de elaborar interferências originais no mundo e até ajudar os adultos.

Marietta pode ser definida como a protagonista do filme não só porque é sua personagem principal, mas principalmente porque protagoniza a geração dos conflitos e a solução dos problemas. Ela cria as situações e resolve tudo praticamente sozinha, à sua maneira. Durante a viagem dos pais, as crianças supostamente deveriam ficar com a avó paterna, mas Marietta diz à tutora que o irmão também viajou. Assim, ela consegue curtir seu cãozinho mesmo sob a guarda da rabugenta avó.

As coisas vão bem demais para ser verdade. Vó Gerda passa os dias na frente da TV, admirando os atores; Marietta tem seu cãozinho e até Tobias consegue realizar seu maior sonho. Mas o resultado das transgressões de Marietta é como passar mal de tanto comer caramelo. E o legal do filme é que ele mostra que, por mais bagunçada que aquela família pareça, os valores importantes estão sendo transmitidos de modo que as crianças possam tomar as decisões certas de forma autônoma.



Nenhum comentário: