A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Mostra Geração reúne crianças e jovens para discutir cinema

Hoje foi um dia bastante agitado na Mostra Geração. O Espaço de Cinema, em Botafogo, foi tomado por crianças e adolescentes ávidos para assistir filmes. É a Mostra Geração integrando os menores de 18 anos ao Festival do Rio. Além dos filmes do Vídeo Fórum, dois longas-metragens foram exibidos no Programa Internacional: O LAR DAS BORBOLETAS ESCURAS e EU SEI QUE VOCÊ SABE.







A manhã começou com mais um sessão do Vídeo Fórum, que reuniu estudantes do Rio de Janeiro e Recife, em uma exibição bem animada. Depois da apresentação dos curtas houve o tradicional bate-papo do público, mediado por Cavi Borges e com participação da curadora Felícia Krumholz. A garotada presente discutiu os filmes, disse o que gostou e aquilo que não agradou, tirou dúvidas com os realizadores.




Já as sessões do Programa Internacional contaram com a participação de adolescentes de diversas escolas do Rio de Janeiro. Na tela, duas produções estrangeiras com protagonistas jovens e suas relações com a família. Antes de cada filme foi exibido um curta-metragem nacional.




Para abrir a sessão de O LAR DAS BORBOLETAS ESCURAS, foi apresentado NOSSOS FILHOS PONTO COM, de Eduardo Wotzik, que esteve presente para falar sobre o filme. Segundo ele, o interesse em produzir esse curta foi justamente em levantar uma reflexão sobre as formas contemporâneas de comunicação entre os homens. Wotzik se inspirou em uma conversa de sua filha com um amigo na internet para produzir o filme. O outro curta nacional apresentado hoje foi AS FÉRIAS DO LORD LUCAS, de Tatiana Nequete.






Na terça, dia 29 de setembro, na Sala 1 do Espaço, crianças a partir de 5 anos conferiram o filme QUEM TEM MEDO DO LOBO?, uma produção da República Tcheca. O filme teve dublagem ao vivo. Para abrir a sessão, foi exibido o curta-metragem nacional GUIDO E GASPAR, dirigido por Marcio Schoenardie. Os pequeninos espectadores não desgrudaram os olhos da tela.




Enquanto acontecia a sessão do Programa Internacional na Sala 1, o Vídeo Fórum agitava a Sala 2. Ali, jovens realizadores apresentaram seus filmes e ainda debateram sobre os trabalhos exibidos. Estudantes do Núcleo de Arte Grécia, CIEP Paulo Mendes Campos, Campus Avançado, Núcleo de Arte Copacabana, Núcleo de Arte Professor João F. Filho e das Escolas Municipais Monteiro Lobato e João Saldanha, lotaram a sala de exibição.

Fotos: Conrado Krivochein

Nenhum comentário: