A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Crianças e jovens movimentam a Mostra Geração

Dentro da enorme variedade de filmes e eventos oferecidos pelo Festival do Rio, a Mostra Geração é 100% dedicada às crianças e adolescentes. A curadoria está bastante atenta a isso e sabe como esse público é exigente. E se preocupa principalmente, em apresentar trabalhos que irão enriquecer culturalmente esses espectadores e quem sabe, fazer brotar em cada um deles o interesse pela sétima arte.




Hoje foi uma manhã mais uma vez bem movimentada. Na sala 1 do Espaço de Cinema em Botafogo, teve a exibição do longa-metragem alemão CADÊ MEU IRMÃO? e do curta brasileiro KATA, dirigido por Marcio Schoenardie. O público, sua maioria entre 5 e 9 anos, foi formado por crianças do Instituto Tear, Escola Parque, Escola Oga Mitá e Fundação Xuxa Meneguel. A dublagem feita ao vivo permitiu que os pequeninos pudessem se divertir mais ainda com a história da menina Marietta e do seu irmão Tobias.




No final da sessão, a alegria estava estampada no rosto de cada um que saia da sala de exibição. Os pequenos espectadores foram unânimes, adoraram o filme, principalmente o final. Para aqueles que ficaram curiosos em saber o motivo da satisfação geral da meninada, o filme CADÊ MEU IRMÃO? terá uma segunda exibição no dia 7 de outubro, às 14h45, na sala 1 do Espaço de Cinema.




Enquanto as crianças curtiam o filme alemão, jovens do Rio de Janeiro, Petrópolis, Nova Friburgo e Recife, exibiam e discutiam seus próprios filmes na sala 2 do Espaço. Na última sessão do Programa Vídeo Fórum, o debate mediado por Cavi Borges, Felícia Krumholz e Bete Bullara, tocou em temas como o processo de realização, as dificuldades de produção e também em questões de direito autoral. Os próprios realizadores trocaram idéias e deram dicas que facilitam a produção de um filme, principalmente no que diz respeito a direito de som e imagem.





- O Vídeo Fórum é um lugar justamente para isso que estamos fazendo hoje. Um lugar para pensarmos, refletirmos sobre cinema - comentou Felícia Krumholz.





Para Txai Ferraz, que veio de Recife apresentar o filme que trabalhou, "Cores Humanas", a experiência de participar do Vídeo Fórum é algo que levará para toda a vida. O jovem de 18 anos disse ter adorado participar, de poder exibir e dicutir não só sobre o seu filme, como os dos outros realizadores.

- Vou embora hoje levando para Recife um pouco dessa sementinha plantada aqui pela
Mostra Geração. Essa é uma experiência que com certeza que levar e quem sabe, implantar na minha cidade - declarou o estudante.




O Programa Vídeo Fórum encerrou hoje as exibições. Amanhã, às 10h, no Oi Futuro de Ipanema, haverá o Fórum de Debates, onde os jovens realizadores e os professores orientadores dos projetos irão se encontrar para assistir um filme surpresa e mais uma vez discutir cinema. E também, comemorar os 10 anos da
Mostra Geração.

Após participarem da sessão do Vídeo Fórum, os alunos do Colégio Estadual Dom Pedro II, de Petrópolis, visitaram o Pavilhão do Festival do Rio. Lá eles tiveram a oportunidade de conhecer um set de filmagem, visitar estandes de empresas que apoiam o Festival do Rio, além de se divertir com os games disponíveis.
Os estudantes Camila Cardoso, de 17 anos, Marcelo Miguez, de 16 anos, e Evelyn de Souza, de 18 anos, ficaram encantados com o Pavilhão e com tudo que estava disponível por lá. Para Camila, participar de tudo, do Vídeo Fórum e ir ao Pavilhão, foi muito interessante e compensador. Segundo ela, experiência nunca é demais. Evelyn manda um conselho para todos que querem seguir na área do audiovisual. De acordo com ela quando começar não pare, pois o resultado final é sempre gratificante.
- O Festival do Rio, a Mostra Geração, me inspiram cada vez mais a fazer cinema - comentou Marcelo.

Fotos: Conrado Krivochein

Nenhum comentário: