No sábado dia 03 de outubro, a Mostra Geração promoveu o Fórum Especial de Debates. O evento marcou o encerramento das sessões do Programa Vídeo Fórum e também serviu como comemoração dos 10 anos da Mostra Geração. Realizado na sala do novo Teatro Oi Futuro, em Ipanema, o Fórum Especial de Debates reuniu jovens realizadores e professores para assistir ao filme AS AVENTURAS DE GUI & ESTOPA. A versão apresentada foi especialmente montada para esta sessão, que no final teve um debate com a diretora Mariana Caltabiano.
Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer o Oi Futuro de Ipanema, um espaço recém inaugurado, com ótimas instalações. O Fórum Especial de Debates foi aberto por Felicia Krumholz e Bete Bullara, curadoras da Mostra Geração. Elas agradeceram a participação de todos e também fizeram um balanço dos 10 anos da Mostra Geração, enfocando inclusive, a importância do Vídeo Fórum.
- Nós temos responsabilidade com o que os meninos estão fazendo – declarou Felicia.
Bete comentou que a Mostra Geração trabalha com uma faixa etária que muda rapidamente, hoje são crianças e amanhã já são adolescentes. Lembrou também que do Vídeo Fórum saíram muitos profissionais que hoje atuam na area do audiovisual.
- O nosso foco principal é gerar uma discussão sobre a linguagem audiovisual – falou Bete.
Depois do filme foi realizado um debate com a diretora Mariana Caltabiano, que veio especialmente de São Paulo para apresentar a sua animação. O produtor Cavi Borges, que fez a apresentação do Vídeo Fórum, se juntou às curadoras para mediar o bate-papo. Durante uma hora, a diretora respondeu perguntas do público. Ela explicou todo o seu processo de trabalho e o porque de realizar essa animação. Além do roteiro e direção, Mariana revelou que fez as vozes de alguns personagens, entre eles, do protagonista Gui e de sua mãe.
- Com os recursos e facilidades que temos hoje em dia, qualquer pessoa pode fazer uma animação em casa. Está muito mais fácil, pois temos a internet e são oferecidos diversos programas – comentou a cineasta.
Caltabiano reforçou que é importante ter referências para fazer qualquer filme. Por isso, é necessário para qualquer aspirante a cineasta, que ele assista muitos filmes, tenha criatividade, esforço e força de vontade. Ela falou também que uma boa idéia e consequentemente um bom roteiro, facilitam na hora de captar recursos para a realização do projeto. Ela encerrou o debate dizendo que esse é o momento de fazer cinema, porque existe espaço para exibição, seja no cinema, televisão, internet, cineclubes ou projeto escola.
Após a sessão, o público presente foi convidado pela organização da Mostra Geração para comemorar os 10 anos de realização da Mostra. Todos cantaram parabéns e depois foi servido bolo e refrigerante. Para Felicia e Bete essa data comemorativa só reforça a importância da proposta da Mostra Geração e de como os educadores devem se preocupar em apresentar bons produtos audiovisuais para os seus alunos. Que venham mais 10 anos.
Fotos: Conrado Krivochein
Nenhum comentário:
Postar um comentário