A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Oficina Geração estimula a produção de filmes em celular

A Mostra Geração desde o seu início, há 10 anos, sempre ofereceu às crianças e aos jovens uma programação específica de filmes e um espaço para exibição da produção deles. E também deu a oportunidade para que eles aprendessem e conhecessem um pouco mais do que acontece por trás das câmeras. E isso se concretiza na Oficina Geração, que foi a primeira do Brasil a oferecer uma oficina de vídeo usando câmera de telefone celular para esse público. Ela aconteceu durante os 15 dias do Festival do Rio e foi voltada exclusivamente para crianças e jovens.

Esse ano foi oferecida a oficina “Histórias em Celular”. Em cada dia, os participantes eram divididos em grupos, e tinham que iniciar uma história ou desenvolver uma trama cujo o começo já estava filmado ou finalizar um projeto iniciado por outros grupos que nunca se viram. O cenário escolhido para as histórias foi o Oi Futuro, localizado no Flamengo. Um local ideal, pois é voltado 100% para a tecnologia e a arte contemporânea, tudo a ver com a ferramenta principal da oficina, o celular.

Até o momento 96 estudantes, entre 12 e 18 anos, participaram da Oficina Geração. O público visitante do Oi Futuro também foi convidado a participar. Uma equipe, formada por jovens da ONG Cinema Nosso, ficou responsável por toda a Oficina, desde sua concepção, orientação dos grupos e finalização dos trabalhos. Isso deu a eles a oportunidade de passar para outras pessoas, jovens como eles, o que estão aprendendo em sala de aula.

Os filmes realizados foram postados no site YouTube, possibilitando que todos tenham acesso ao material finalizado. No momento já foram postados 12 curtas. Para conferir alguns deles, basta clicar nos links abaixo.

Durante o Festival do Rio, aconteceu o “Oi para o Mundo”, que consistiu em uma câmera aberta, onde os participantes da Oficina e demais visitantes do Oi Futuro, registraram em 30 segundos uma mensagem. Todas serão reunidas em um só vídeo, que ficará disponível no YouTube a partir de amanhã. Até agora, 138 pessoas já deixaram seu recado.

Aqui vão os links para os primeiros videos da
Oficina Geração: Histórias em Celular.


Entre Deus e o Diabo existe o Futebol


Viagens Malditas


O Mistério de Luiz


Seguidos


Pra Dentro do Campo


Sinal do Além


Encantada


Celular Inútil?


Trabalhos Futuros


Uma Tarde No Museu


O grito SEM VOZ (vejam que bom esse vídeo)


Aprendendo na Pausa do Oi

Nenhum comentário: