A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

domingo, 11 de outubro de 2009

Público elege QUEM TEM MEDO DO LOBO? e SOMOS TODOS DIFERENTES os melhores da Mostra Geração 2009!

Mais um Festival do Rio terminou. Na Mostra Geração, que esse ano comemorou 10 anos, mais de 1.700 pessoas passaram pela sala 1 do Espaço de Cinema para participar das sessões do Programa Internacional. E esse ano, quase mil pessoas compareceram nas 5 sessões do Vídeo Fórum e assistiram 52 curtas-metragens produzidos por crianças e jovens de até 18 anos. Sem falar nos dois Encontros de Educadores, que reuniu 200 professores para discutir cinema e educação.

O público foi formado em sua maioria por estudantes de escolas públicas e particulares, e por crianças e jovens ligados a algum projeto sócio-educativo. Os espectadores pagantes também marcaram presença. No final das sessões, sempre foi sorteado um par de tênis Converse All Star, para alegria geral da galera. O público infanto-juvenil demonstrou satisfação no final de cada exibição.

Como de costume, no final de cada sessão do Programa Internacional, os espectadores indicaram através do voto se gostaram ou não do filme. A produção eleita pelo público o Melhor Filme da Mostra Geração 2009 foi QUEM TEM MEDO DO LOBO, produção da República Tcheca, dirigida por Maria Procházková. Também teve a eleição do melhor filme da Mostra Retrospectiva 10 anos. Deu o filme indiano SOMOS TODOS DIFERENTES, de Aamir Khan.

E a Mostra Geração não foi só exibição de filmes. Teve também a Oficina Geração: “Histórias em Celular”, realizada no Oi Futuro do Flamengo. Durante 12 dias, mais de 100 estudantes participaram e produziram 18 vídeos usando câmeras de aparelho celular. Todos os curtas foram postados no site YouTube, permitindo que todo mundo confira os trabalhos realizados.

Quem passou pelo Oi Futuro também pôde gravar uma saudação, o “Oi para o Mundo”. O resultado final será conhecido em breve, também via YouTube, já que mais de 140 pessoas deixaram uma mensagem e todo esse material está sendo editado por professores e alunos da ONG Cinema Nosso, que foram responsáveis pela Oficina Geração.

Abaixo segue o restante dos links dos filmes produzidos durante a Oficina Geração.


Consciência Tecnológica


Juninho, O Pegador


O irritante no museu


Festa, Jovens e um copo d`água


A Fina Folha da Humanindade


Siga a Estrada de Tijolos Vermelhos

Fotos: Conrado Krivochein

Nenhum comentário: