A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

MOSTRA GERAÇÃO PREMIA MELHOR CURTA-METRAGEM BRASILEIRO

A edição 2013 da MOSTRA GERAÇÃO vem com uma novidade para os curta-metragistas brasileiros que participam do Programa Internacional. Com o patrocínio do Forno de Minas, será entregue ao melhor curta-metragem exibido na MOSTRA GERAÇÃO  o Prêmio Geração Forno de Minas. Além de uma placa, o vencedor levará também um valor em dinheiro.

O diferencial dessa premiação é o júri formado por jovens entre 14 e 17 anos. Todos participam de algum projeto audiovisual, conhecem sobre cinema e já tem o olhar técnico apurado. Haverá uma sessão especial somente para eles, amanhã, dia 8 de outubro, às 9h30, no Estação Rio (Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo). Após a exibição, o grupo formado por 7 jovens, se reunirá para deliberar e assim escolher o vencedor. Tudo sob a coordenação e orientação da curadoria.

Abaixo segue a relação do júri, nome idade e instituição que representa:

NAVE
Lucas Guarniere da Cruz - 17 anos - aluno do 3o ano do curso de roteiro para narrativas digitais

ADOLPHO BLOCH - ETEAB
Ygor Bahia de Souza - 17 anos - aluno do 3o ano do curso de produção audiovisual.

PRODUTORA ESCOLA CINEMA NOSSO
Thayná Ivo, 16 anos, participando de um laboratório de roteiro.

OI KABUM
Clara Dias, 18 anos, formada em Vídeo,

ESCOLA LIVRE DE CINEMA DE NOVA IGUAÇU
José Henrique, 14 anos.

CINECLUBE NAS ESCOLAS
Luiza Arantes de Oliveira, aluna do nono ano

COL EST D. PEDRO II
Lais Diel

O Programa Internacional da MOSTRA GERAÇÃO sempre exibe um curta brasileiro para abrir as sessões dos longas-metragens estrangeiros. As curadoras Bete Bullara e Felicia Krumholz acreditam ser essa uma ótima forma de educar o olhar das crianças e jovens para o cinema brasileiro. Ao exibir os curtas, a MOSTRA GERAÇÃO está estimulando a produção e a divulgação dos filmes.

Essa premiação só foi possível devido a parceria com a Forno de Minas. Apoiadora de longa data da MOSTRA GERAÇÃO, a Forno de Minas fortalece essa parceria ao premiar o melhor curta brasileiro da MOSTRA GERAÇÃO. As crianças e jovens que comparecem às sessões da Mostra Geração recebem no final um lanche especial, pães de queijo, especialidades da marca.


O Prêmio Geração Forno de Minas será entregue no dia 10 de outubro, no Cine Odeon, na mesma noite em que serão conhecidos os vencedores do Troféu Redentor. É a MOSTRA GERAÇÃO mais uma vez fazendo a diferença e marcando uma forte presença no Festival do Rio.

Nenhum comentário: