A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

RESENHA CRÍTICA DE TOM, O GAROTO MALANDRO (TOM LE CANCRE)

O AVESSO DAS COISAS
Por Rita Migliora


Tom, O Garoto Malandro é um filme de Manuel Pradal, que conta uma fábula onde as crianças são as protagonistas. Narra a história de crianças pequenas que vão fazer um passeio na floresta com sua professora. Enquanto estão felizes numa brincadeira de adivinha, a professora come uma fruta silvestre e desmaia. A partir daí, Pradal conduz uma fantástica aventura. As crianças pensam que a professora (Sophie) está morta, saem em busca de ajuda e acabam se perdendo. Elas, então, encontram um rapaz de 14 anos de idade, Tom, que fugiu para lá após a morte dos pais. Ele vive em uma árvore de carvalho antigo e propõe um acordo a elas: se elas desaprenderem tudo o que aprenderam na escola, ele as leva de volta para seus pais. Tom e as crianças vão viver num mundo onde a experiência e o instinto são a essência do conhecimento.

Mas as crianças que encontram Tom não são todas as que se perderam. Somente as que apresentaram maior ingenuidade e bondade infantil, além do Pequeno Paul, um menino que se junta à turma, mas não fala. Destas personagens se aproximarão ainda o homem lobo e um grupo de circo.


Com um enredo simples, Pradal retrata um caminho de descobertas e crescimento através do qual as crianças como protagonistas de suas vidas começam a alcançar a autonomia. O símbolo do lobo é apresentado como uma natureza inconveniente e inóspita, representando os testes de iniciação a serem superados sem a ajuda dos conhecimentos adquiridos até aquele momento. Ao mesmo tempo em que estão livres da primeira infraestrutura social, a família, possibilitando a livre expressão de suas emoções espontâneas, também perdem a tranquilidade que este pertencimento acarreta.


As crianças acreditam nas boas intenções de Tom, com seu jeito vagabundo. Convivem com o homem lobo e reencontram uma professora que perdeu a memória. Isso os remete mais ainda a um mundo de fantasia, com sua criativa imaginação. Um bom filme para todas as idades.

Cabe destacar que este longa-metragem é resultado de um workshop com crianças de 4 a 6 anos das escolas infantis de “Chaplin”, onde algumas apresentaram grande habilidade artística, redundando nesta produção executada pela Lanterna Mágica.

Rita Migliora é doutora em Ciências Sociais e integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia (GRUPEM), vinculado ao Departamento de Educação da PUC-Rio e coordenado pela professora Rosália Duarte.

Nenhum comentário: