A MOSTRA GERAÇÃO terminou com a escolha das melhores produções audiovisuais exibidas durante os 15 dias de Festival do Rio. Como acontece todos os anos, os longas-metragens exibidos no Programa Internacional são avaliados pelas crianças e adolescentes. Em todas as sessões elas recebem uma cédula onde indicam se gostaram ou não do filme, ou apenas acharam mais ou menos.
Na edição 2013 da MOSTRA GERAÇÃO o júri popular escolheu com 94,5% de aprovação o filme francês TOM, O GAROTO MALANDRO.
O público da MOSTRA GERAÇÃO votando nos filmes que gostou
Além da votação popular para os filmes do Programa Internacional, pela primeira vez a MOSTRA GERAÇÃO premiou os curtas-metragens brasileiros exibidos. Um júri jovem, formado por estudantes de 14 a 17 anos, se reuniu no Estação Rio para uma sessão especial onde foram exibidos todos os curtas. Os sete integrantes do júri deliberou logo após a exibição. O Prêmio Geração Forno de Minas foi para A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA, de Quico Meirelles.
As curadoras Felicia Krumholz e Bete Bullara com os jurados do Prêmio Geração Forno de Minas
Em TOM, O GAROTO MALANDRO, crianças de 5 anos se perdem durante um passeio
na floresta, depois que a professora come uma frutinha e desfalece. Tentando
voltar para casa, encontram Tom, um garoto de 14 anos que se evadiu da escola e
vive em um velho carvalho. Tom promete ajudá-los quando tiverem desaprendido tudo que aprenderam na
escola.
TOM, O GAROTO MALANDRO
Já o curta A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA, numa granja industrial, uma galinha revendo sua história visualiza e toma consciência da engrenagem que rege sua vida. Ela acredita que as coisas podem ser diferentes e vai tentar fazer essa mudança acontecer.
A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário