A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CONFIRA A RESENHA DE O CLUBE DO TIGRE

Resenha Crítica do longa O CLUBE DO TIGRE (Tiger Team)

Alemanha, 2010, 89min.

Direção: Peter Gersina

Por Rosalia Duarte

Biggi, Patrick e Luk formam o Clube do Tigre, uma equipe de detetives-mirins, espertos e curiosos, cuja “agência” de investigação funciona no sotão do restaurante de Mae, uma simpática senhora chinesa. Uma tarde, entre um rolinho primavera e outro, o trio quebra, acidentalmente, uma estátua de cerâmica que havia sido enviada a Mae por um tio idoso que vive na China. Começa aí uma aventura...

Conta a lenda que, no século XIV, na China, havia um palácio embaixo da Montanha dos 1000 dragões — o Palácio do Luar. Nele vivia um imperador menino que sofria de uma doença incurável: sua pele não suportava os raios do sol. A mãe, que o amava muito, mandou buscar três dos mais sábios alquimistas do mundo e deu a eles a tarefa de criar um elixir que concedesse vida eterna ao menino. Em seguida, mandou fechar para sempre a entrada do palácio, com três chaves mágicas.

A busca de informações sobre a estátua quebrada levará os três pequenos detetives à China e aos mistérios que envolvem a lenda do menino imperador e do Palácio do Luar. Suas habilidades e inteligência serão colocadas à prova, em situações perigosas e desafiadoras, pois adultos desonestos estão interessados em encontrar a entrada do palácio, com intenções nem um pouco louváveis.

O filme tem ritmo e trilha sonora de aventura, uma bela fotografia e uma excelente direção de atores. Os três atores mirins (Helena Siegmund-Schultze, Bruno Leon Schubert e Justus Kammerer) são convincentes na caracterização de suas personagens, mesmo nas circunstâncias mais improváveis como, por exemplo, quando Biggi e uma menina pouco mais velha do que ela dão uma verdadeira surra em oito garotos, grandes e fortes, que tentam roubar delas uma das três chaves do Palácio do Luar. Ou quando Luk, usando vestido de noiva e sapatos brancos de salto alto, corre desengonçado pela muralha da China, levantando com as mãos as saias engomadas.

A trama prende a atenção do espectador, diverte e, de quebra, traz uma mensagem preservacionista, alertando para a necessidade de proteção dos ursos Panda. Parece ser endereçado a crianças pequenas, mas adultos e adolescentes certamente se sentirão, também, atraídos pelas peripécias, na China, dos três tigrinhos vienenses.

Rosalia Duarte é professora do Departamento de Educação da PUC-Rio, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia (GRUPEM).

Nenhum comentário: