A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

domingo, 16 de outubro de 2011

MOSTRA GERAÇÃO ABRE PRIMEIRO DIA DO VÍDEO FÓRUM DO FESTIVAL 2011


Na segunda-feira, 10 de outubro, a MOSTRA GERAÇÃO realizou o primeiro dia do Programa Vídeo Fórum, espaço reservado para exibição de filmes realizados por estudantes da rede pública e privada com o objetivo de promover a troca de ideias e experiências entre os seus participantes. Foram apresentados 12 trabalhos de diversas escolas. O grupo lotou a sala 2 do Estação SESC Rio. Cada bloco de filmes foi precedido pela apresentação de seus realizadores. Beatriz Porto e Mônica Alves, responsáveis pela apresentação e mediação do debate, convidaram os grupos para contar um pouco sobre a participação de cada componente no trabalho que seria exibido. A mostra arrancou aplausos, muitos risos e provocou algumas pausas para reflexão.

Na primeira das quatro etapas do Programa Video Fórum, o encontro exibiu os filmes Água eu cuido dela! E você?, do Centro Educacional Espaço Integrado (RJ) – com um rap que levantou a galera – seguido de Bilhete da Sorte, de Lucas Younes de Araujo, e do filme Comparativo entre as Espécies, do Instituto Marlin Azul, animação que veio do Espírito Santo e agradou muito. Baseado na lenda amazônica, O Boto, representou a Escola Municipal Comunidade de Vargem Grande (RJ), seguido de A Voz do Rádio, ficção sobre a vida da cantora e atriz Carmem Miranda, e de Em que posso estar ajudando – os dois últimos projetos da Escola Audiovisual Cinema Nosso (RJ).

O bloco foi seguido por Solidão, ficção da D.R. Produções, também de Vargem Grande, e, em um alerta sobre as drogas, a ficção Viajando na Parada, da Escola Municipal Monteiro Lobato (RJ), provocou suspense sobre o desfecho da história. A cidade de Cabo Frio esteve presente com quatro trabalhos: Liras e Jagunços, documentário realizado pelos alunos da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, que retratou um período importante da história do município; O Quarto, da Escola Municipal Professora Talita Hernandes Perelló, que brincou com a bagunça do adolescentes e recebeu muitos aplausos; a lenda urbana A loura do Banheiro, da Escola Municipal Professor Zélio Jotha; eCom Defeito, da Escola Municipal Américo Vespúcio.

O jovem roteirista e diretor de Bilhete da Sorte, Lucas Younes de Araujo, de 17 anos, conta que, aos nove, já gostava de escrever histórias. Ele já tinha um esboço do roteiro quando a professora pediu um trabalho abordando os direitos dos idosos.

– Precisei fazer algumas adaptações. Reuni os colegas e deu certo, explica o estudante que pretende fazer cinema.

Lucas Younes

O aluno Renan Martins da Silva, 14 anos, do 8º ano, participou de várias etapas do Viajando na Parada e comenta com entusiasmo que o filme começou com um concurso sobre prevenção às drogas.

– Eu acho importante esse trabalho para a turma se tocar que não pode entrar nessa, diz o carismático ator que pretende fazer teatro.

O Vídeo Fórum já teve uma sessão no dia 11, e prossegue com as últimas apresentações nos dias 17 e 18 de outubro. O Vídeo Fórum tem a curadoria de Beth Bullara e Felícia Krumholz e conta com o apoio da Macinrio e do supermercado Prezunic.

Fotos: Adamo Granato

Nenhum comentário: