Na primeira das quatro etapas do Programa Video Fórum, o encontro exibiu os filmes Água eu cuido dela! E você?, do Centro Educacional Espaço Integrado (RJ) – com um rap que levantou a galera – seguido de Bilhete da Sorte, de Lucas Younes de Araujo, e do filme Comparativo entre as Espécies, do Instituto Marlin Azul, animação que veio do Espírito Santo e agradou muito. Baseado na lenda amazônica, O Boto, representou a Escola Municipal Comunidade de Vargem Grande (RJ), seguido de A Voz do Rádio, ficção sobre a vida da cantora e atriz Carmem Miranda, e de Em que posso estar ajudando – os dois últimos projetos da Escola Audiovisual Cinema Nosso (RJ).
O bloco foi seguido por Solidão, ficção da D.R. Produções, também de Vargem Grande, e, em um alerta sobre as drogas, a ficção Viajando na Parada, da Escola Municipal Monteiro Lobato (RJ), provocou suspense sobre o desfecho da história. A cidade de Cabo Frio esteve presente com quatro trabalhos: Liras e Jagunços, documentário realizado pelos alunos da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, que retratou um período importante da história do município; O Quarto, da Escola Municipal Professora Talita Hernandes Perelló, que brincou com a bagunça do adolescentes e recebeu muitos aplausos; a lenda urbana A loura do Banheiro, da Escola Municipal Professor Zélio Jotha; eCom Defeito, da Escola Municipal Américo Vespúcio.
O jovem roteirista e diretor de Bilhete da Sorte, Lucas Younes de Araujo, de 17 anos, conta que, aos nove, já gostava de escrever histórias. Ele já tinha um esboço do roteiro quando a professora pediu um trabalho abordando os direitos dos idosos.
– Precisei fazer algumas adaptações. Reuni os colegas e deu certo, explica o estudante que pretende fazer cinema.
O aluno Renan Martins da Silva, 14 anos, do 8º ano, participou de várias etapas do Viajando na Parada e comenta com entusiasmo que o filme começou com um concurso sobre prevenção às drogas.
– Eu acho importante esse trabalho para a turma se tocar que não pode entrar nessa, diz o carismático ator que pretende fazer teatro.
O Vídeo Fórum já teve uma sessão no dia 11, e prossegue com as últimas apresentações nos dias 17 e 18 de outubro. O Vídeo Fórum tem a curadoria de Beth Bullara e Felícia Krumholz e conta com o apoio da Macinrio e do supermercado Prezunic.
Fotos: Adamo Granato
Nenhum comentário:
Postar um comentário