A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

UMA MANHÃ COM OS CAPITÃES DA AREIA



No sábado, dia 8 de outubro, a Mostra Geração promoveu mais um Encontro de Educadores. A sala 3 do Estação SESC Rio ficou lotada de professores e demais convidados ansiosos para conferir o filme CAPITÃES DA AREIA, dirigido por Cecília Amado, neta de Jorge Amado. A produção vem no embalo das comemorações do centenário de nascimento do escritor, autor de obras como Gabriela, Cravo e Canela, Tieta, Tenda dos Milagres entre outros. A expectativa do público se justificava pelo fato de que CAPITÃES DA AREIA é muito adotado nas escolas. Inclusive, professores presentes comentaram que estavam lendo o livro com os seus alunos.
- Levar CAPITÃES DA AREIA para a tela do cinema foi um desafio enorme. Até porque a expectativa do leitor é muito grande. Não é só transformar o livro literalmente em filme, tem muita coisa por trás de tudo isso – declarou Cecília Amado.
A diretora se sentiu confortável em fazer a adaptação por ser neta de Jorge Amado. Ela lembrou que o escritor com quem ela conviveu na infância e na adolescência era diferente daquele da época em que escreveu CAPITÃES DA AREIA. E o que mais a atrai em sua obra é o seu olhar humanista.

O filme foi bastante aplaudido no final. Cecília Amado e parte do jovem elenco, incluindo Jean Luiz, Ana Graciela e Robério Lima, intérpretes respectivamente de Pedro Bala, Dora e Professor, participaram de um debate com o público, que estava bastante curioso para saber mais sobre a realização do filme.
A diretora comentou como foi o processo de seleção do elenco, que teve 1200 pessoas inscritas. Falou também do apoio de 22 Organizações Não Governamentais, que foi essencial no processo de realização do filme. O livro foi lido com os jovens atores para que pudessem compreender melhor cada personagem. O que foi muito importante para cada um deles, que nunca tinham trabalhado com cinema. Alguns na verdade era a primeira vez que atuava.
- Cada papel parece que foi feito para cada um nós – comentou Elielson Conceição, intérprete de João Grande.

Entre histórias engraçadas de bastidores e a emoção que tomou conta do público, o Encontro de Educadores terminou, deixando um gostinho de quero mais. Na saída, alguns professores ainda abordaram a diretora e o elenco para falar um pouco mais sobre o filme. Para Cecília, estar ali, naquele dia, debatendo CAPITÃES DA AREIA com aquela platéia foi bem interessante.
- Exibir CAPITÃES aqui na Mostra Geração tem tudo a ver com a proposta da mostra. Espero que o filme fique para as próximas gerações. Muitas pessoas começaram a ter o gosto pela leitura depois de ler a obra do Jorge Amado. Foi uma grande responsabilidade levá-lo para o cinema.
Cecília Amado, o elenco de CAPITÃES DA AREIA e equipe da Mostra Geração
Fotos: Adamo Granato

3 comentários:

Ana disse...

Emocionante! Belo convite para a garotada ler o livro! Parabéns!

Unknown disse...

Que lindo... Amei o filme, fui me apaixonando ao longo do filme, cês estão de parabéns. Depois que o assiste, tive a certeza que jamais desistirei do meu sonho de ser ator.

Unknown disse...

Que lindo... Amei o filme, fui me apaixonando ao longo do filme, cês estão de parabéns. Depois que o assiste, tive a certeza que jamais desistirei do meu sonho de ser ator.